Frederico Virmond

Frederico Virmond

Nascido na Alemanha, veio para o Brasil em 1818,  fez parte da história da arte no Paraná como um dos pioneiros.

Retrato de Frederico Virmond



Maria Isabel e Maria Luiza
(esposa e filha do autor)


Frederico Virmond
 No início da colonização no Brasil até o século XIX, os viajantes que passaram pela região do Paraná deixaram suas impressões em forma de pintura, pois, nesse período, ainda não existia a fotografia.

    O primeiro pintor a morar no Paraná foi Guilherme Frederico Virmond que chegou aqui em 1833. Falava várias línguas, estudioso de zoologia e música e desenhista de charges. Virmond foi o primeiro a retratar o povo da região. As primeiras charges que aqui surgiram foram feitas por ele.
    A primeira escola de arte do Paraná, a Escola de Artes e Indústrias, foi criada pelo artista português Mariano de Lima em 1886. A escola não permaneceu por muito tempo mas foi muito importante para o desenvolvimento da Arte Paranaense, pois revelou artistas como Zaco Paraná e João Turin, que são reconhecidos até hoje.
    O pintor Alfredo Andersen teve grande importância na formação de diversos artistas que frequentavam seu atelier. O próprio Alfredo Andersen foi considerado, posteriormente, “o pai da pintura paranaense”,
tanto por sua obra artística quanto por suas propostas educativas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mirtillo Trombini